Confiança


Tudo bem, eu confesso: Eu não sei confiar. Sou inseguro em minhas decisões. Tenho dado pouco valor as promessas. O que posso esperar do amanhã?

Confiança é a expressão de um sentimento de segurança. Quando estamos confiantes, nos sentimos fortes o suficiente para superar obstáculos quais surgem em nossas caminhadas. Mas a palavra confiança na concepção cristã tem um significado maior ainda, pois ao incrédulo a confiança que possui se limita as suas forças naturais e por isso nas muitas das vezes cai e ao cair não tem forças para levantar e mesmo em pé se sente enfraquecido. O cristão, por sua vez, crê que servindo aos propósitos de Cristo tudo coopera para o bem, ou seja, a confiança do crente não se resume na capacidade humana, mas espiritual diante da presença de Deus.

No entanto, é forçoso dizer que não se pode sustentar que o crente por simplesmente confiar não cai. Sim, ele passa por tribulações e quando peca se sente enfraquecido, mas logo se arrepende e abandona o pecado. Busca a remissão do Senhor e não se deixa abalar. Retoma o caminho da Palavra e como um balsamo se refrigera e se recupera nos propósitos de servir ao único e fiel Salvador.

Quando se enfrenta problemas com a presença de Deus temos forças para superar os impasses, maiores que aquelas quais acreditamos possuir. É um dom do Espirito Santo que se revela ao que confia no Senhor.

Na bíblia podemos ler em Mateus 6:23 que “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.

O tesouro que Cristo revela em seus ensinamentos se coaduna a confiança. Notemos que o homem que possui riquezas acredita e é confiante em sua fortuna, mas a fortuna que aqui se faz menção é a Palavra do Senhor em nossas vidas, pois nossos tesouros são nossas atitudes que se acumulam no céu e se somos fiéis aos ensinamentos e guardamos os mandamentos, daí nosso coração servirá como morada de Jesus Cristo e por diante não estamos só. Temos um exército que se empenha a nosso favor.

“Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até seus inimigos tenham paz com ele.[1]

É preciso ter a confiança depositada no Senhor e muito embora as aflições do mundo por vezes possam parecer insuportáveis, mesmo assim, persista na confiança em Deus. Se não se desviar, confiar, crer, acreditar em sua Palavra o problema se torna pífio e suportável e a dor se esvai, não perdura no tempo, acaba.

“Ora, o próprio Senhor da paz vos dê paz sempre e de toda maneira. O Senhor seja com todos vós”.[2]

Quando lembramos de um mal momento vivenciado que deixou marcas, assim como feridas e, como feridas expostas, a lembrança insiste fazer morada em nosso pensar, devemos buscar uma sintonia com Deus e confiar que a graça há de confortar-nos.

A confiança agrada a Deus. O cristão confiante sabe que enfrentará lutas, mas confia na presença do Senhor em sua vida e com isso não teme mal algum. O Espirito Santo é enviado do céu para estar junto de ti, não para si mesmo, mas para vós, ou seja, quando confiamos em Deus o Espirito em verdade habita em nós, e sobremaneira nos tornamos um só “Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espirito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.[3]

Tende bom ânimo que Deus está contigo. Respire o perfume no ar ao sentir o Espirito Santo de Deus quando faz morada em seu coração. Diz nas Escrituras “Nos seus caminhos há destruição e miséria”.[4] Sim, há de existir a destruição e a miséria, mas se nos prostrarmos na presença de Deus e confiarmos em seus ensinamentos, diz ainda o Senhor dos Exércitos, em promessa aos que lhe servem e confiam “Ele permanecerá em prosperidade, e a sua descendência herdará a terra”.[5]

Que a paz de Deus esteja hoje e todo sempre contigo. Amém.

[1] Provérbios 16:7

[2] 2 Tessalonicenses 3:16

[3] 1 Pedro 1:12

[4] Romanos 3:16

[5] Salmos 25:12:13 Qual o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher.


Fique por dentro de tudo que acontece no Passiani na Rede. Inscreva-se e receba nossos periódicos.

Por favor, insira um email válido

  • Facebook Social Icon
Curta meu Podcast. Acesse e receba os áudios
podcasts.jpeg