Os trabalhadores da Vinha -direito, justiça e valores


Palavra ministrada no dia 05 de junho de 2016 na Igreja Deus de Aliança - Unidade Canindé

Os trabalhadores da vinha

Leitura Base: Mateus 20:1;16

CONCEPÇÕES: Direito, Justiça, Valores

  1. Pedir o que é por direito?

Jó2:9:Os grandes não são os sábios, nem os velhos entendem o que é direito.

Jó 34:5; 5 Porque Jó disse: Sou justo, e Deus tirou o meu direito.

Existe grande diferença entre ser justo e ser generoso. O justo faz como determina. O generoso vai além. No direito dos homens chamamos isso de virtude.

  1. Cuidado com o que pedimos!

João 14:13 – Tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei para que o Pai seja glorificado no filho

Mateus 20:14 Toma o que é teu, e vai-te (...)

Temos de pedir para que nos sejam revelados os dons do Espírito Santo, devendo este habitar em nós

Mateus 6:33 – Buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas.

(7) Sete dons do Espírito:

01- Sabedoria: “Quando fordes presos, não vos preocupeis nem com a maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer. Porque não sereis vós quem falareis, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós” (Mt 10,19-20)

02- Entendimento: “Eu lhes darei um coração capaz de me conhecerem e de entenderem que Eu sou o Senhor” (Jr 24,7).

03- Conselho: distinguirmos o certo do errado, o verdadeiro do falso. “Ele não julgara pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer, mas julgará os fracos com equidade e fará justiça aos pobres da terra (Is 11,3-4)

04- Ciência: É o dom da ciência de Deus e não da ciência do mundo. “os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo” (1 Cor 2,10-15).

05- Piedade: É o dom que o Espírito Santo nos dá de estar sempre aberto à vontade de Deus, procurando sempre agir como Jesus agiria. “A respeito dos dons espirituais, irmãos, não quero que vocês permaneçam na ignorância. Vocês bem sabem que, quando vocês eram pagãos, eram facilmente atraídos para ídolos mudos. Por isso eu lhes declaro: todo aquele que é agora conduzido pelo Espírito de Deus não pode blasfemar contra Jesus. Bem como ninguém poderá dizer convictamente Jesus é o Senhor, a não ser movido pelo Espírito Santo” (1Cor 12,1-3).

06- Fortaleza: Este é o dom que nos torna corajosos para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia da vida cristã. “Nada temas ante o que hás de sofrer. Por estes dias o demônio vai lançar alguns de vós na prisão, para pôr-vos à prova. Tereis tribulações durante algum tempo. Sê fiel até a morte, e te darei a coroa da vida” (Ap 2,10).

07- Temor de Deus: Este dom nos mantém no devido respeito diante de Deus e na submissão à sua vontade: “Sobre Ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento. Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor” (Is 11,2).

... Contar o caso do vigilante cristão: A grande idéia dos ovos nos Estados Unidos (com ou sem ovos) – venda em massa – Condado do Texas

... Contar da irmã cristã faxineira: Caso da pasta de dentes

  1. Clamar por Justiça

Deuteronômio 9:5 Não é por causa da tua Justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra (...) – aqui Israel entrava na terra prometida, tendo vencido os egípcios

... falar dos católicos (idólatras) – prepotência do cristão achar que sua religiosidade está acima das outras...

  1. Confundir a justiça que pedimos com a inveja (soberba)

Mateus 20:11:12 E ao recebe-lo, murmuraram contra o proprietário, dizendo: Estes últimos trabalharam somente uma hora, e os igualastes a nós (...)

... Contar do professor (Range Rover branca)

... Contar da ajuda ao próximo

  1. CONFIAR NA GENEROSIDADE DE DEUS

2 Samuel 4... Jonatas, filho de Saul, tinha um filho, Mefibosete (neto de rei, filho de rei), qual ficou aleijado quando a sua ama o tomou (visto que o império de Saul caira) e ao fugir o derrubou (preocupou-se consigo, ansiosa, atropelando tudo a frente – do tipo: Olha, estou vendo ela errando, mas não vou dizer nada... irão ver e eu tomarei o cargo dela), ficando este coxo, aleijado das duas pernas. Passou a viver como um mendigo, em Lo-de-Bar (periferia, subúrbio, comunidade, favela).

2 Samuel 9:6;10... Davi havia pactuado com Jonatas que lhe guardaria respeito. Restituiu a Mefibosete tudo que lhe pertencia, terras e poder, além de convoca-lo para junto do rei se sentar.


Fique por dentro de tudo que acontece no Passiani na Rede. Inscreva-se e receba nossos periódicos.

Por favor, insira um email válido

  • Facebook Social Icon
Curta meu Podcast. Acesse e receba os áudios
podcasts.jpeg